terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Respire Fundo



Bombear oxigénio para os seus músculos pode ser um exercício tão fácil quanto automático. Há que fazê-lo correctamente, pois é fundamental para melhorar o seu rendimento, independente do desporto que praticar. Veja alguns exemplos e aprenda com eles.

Natação
Problema> É difícil nadar, respirar rápida e correctamente e manter a trajectória ao mesmo tempo.
Solução>Em vez de girar a cabeça, rode todo o tronco (de um lado para o outro) até ter a boca acima da água. Assim não interromperá o ritmo das suas braçadas.

Corrida
Problema> Custa-lhe fazer as subidas e os últimos quilómetros das provas de atletismo.
Solução> Tente inspirar profundamente e expirar sempre através do nariz. Use o abdómen para respirar para obter mais oxigénio e relaxar a massa muscular.

Basquetebol
Problema> Acerta em tudo menos no cesto.
Solução> A chave para conseguir marcar pontos no basquetebol passa por manter-se o mais descontraído possível, evitando suster a respiração durante o lançamento. O ideal é inspirar profundamente e soltar o ar precisamente antes ou durante o lançamento. Por outro lado, se aproveitar bem as paragens do jogo para respirar – antes de um lance livre, por exemplo -, consegue diminuir a concentração de ácido láctico no sangue e a fadiga muscular.

Ciclismo
Problema> Quando pedala com rapidez, a pressão exercida sobre os ombros e o pescoço dificulta a respiração profunda.
Solução> É, por isso, muito importante manter os ombros paralelos à largura do guiador, se possível com a ajuda de um biomecânico. Assim poderá estender os braços e afastá-los para poder respirar profundamente durante toda a prova ou passeio. Se não conhece nenhum biomecânico, experimente este truque: quando estiver sentado, mantenha os dedos soltos no guiador, como se se preparasse para tocar uma balada num piano. Os músculos ficam mais relaxados dilatando o seu peito, a respiração melhora e o seu batimento cardíaco diminui.

Sem comentários:

Enviar um comentário