quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Necessita de flexibilidade?
O treino e desenvolvimento da flexibilidade são importantes pelas seguintes razões:
- A técnica é melhorada, sobretudo em movimentos coordenados, rápidos e amplos. Todos podemos observar que quando uma pessoa não tem flexibilidade a sua destreza motora é menor.
- Evita lesões; um músculo bem aquecido e elástico tem menos risco de lesão, e aumenta a lubrificação dos diferentes planos de deslizamento do músculo.
- Aumenta a força, coordenação e velocidade dos movimentos pelo que também aumenta o rendimento.
- Ajuda a recuperação: ao alongar as fibras musculares, o fluxo sanguíneo é favorecido permitindo um maior arraste de resíduos e metabolitos gerados no músculo durante o esforço.
- Melhora a postura, elimina a possível rigidez e tensões musculares, proporciona um equilíbrio muscular entre a musculatura tónica e fásica.
- Reduz o stress e a ansiedade graças ao efeito relaxante que proporciona.
Às vezes pensamos que alongar um pouco no final da sessão de trabalho é suficiente para ter Wa flexibilidade, mas não é bem assim. Para desenvolver a flexibilidade necessitamos de Cessões específicas. Esta qualidade requer um trabalho parecido com o de séries, repetições, pausas, etc. Portanto, os alongamentos que realizamos no aquecimento, que devem ser muito suaves, têm um carácter preventivo, preparam o músculo e evitam possíveis lesões, enquanto os alongamentos realizados no final da sessão têm um carácter recuperador, evitam que o músculo fique retraído, facilitam o aporte de sangue e o arraste de resíduos, melhorando assim a recuperação muscular.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário