sábado, 2 de janeiro de 2010

Saúde – Sono e Leite



Os alimentos que dão sono

Dormir é um processo contro­lado pelo neurotransmissor serotonina, do qual o triptofano é um importante precursor. Por isso, alguns especialistas postulam que os alimentos que contêm triptofano ajudam a dormir melhor. Queres exem­plos? Arroz integral, aveia, agriões e lentilhas são ade­quados para incluíres no teu jantar. No entanto, deves ter cuidado com as quantidades pois alguns são muito ricos em fibra e podes passar a noite a dormir… na casa-de-banho.

Leite magro:

A nova bebida para desportistas

De acordo com o artigo publicado recentemente no Journal of International Society of Sports Nutrition, o leite magro tem um papel muito importante nos processos de recuperação depois do exercício muito intenso quer seja de força ou de resistência. Os efeitos são mais evidentes na recuperação de exercícios ae­róbios longos, nos quais devido ao seu elevado teor em lactose, permite uma recuperação nos níveis de glicogénio muscular semelhante à observada com as bebidas desportivas. Depois do treino de força, a ingestão de leite magro favorece a síntese proteica devido à ingestão de proteínas com alto valor biológico, maior que o observado com a ingestão de outras proteínas. A ingestão de lácteos também fornece água e sais minerais, fundamentais para a reidratação e recuperação de líquidos.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Kung Fu



Comparada com outras artes marciais, o Kung Fu em Portugal é um fenómeno relativamente recente, tendo surgido no início da década de 90 as primeiras escolas desta actividade. O sistema Choy Lee Fut, sobre o qual se faz alusão neste artigo, foi o primeiro a instalar-se no nosso país em meados dos anos 80, muito anos antes de se dar início a esta onda relacionada com as artes marciais chinesas. É também aquele que neste momento se encontra mais expandido no nosso território e que possui uma intervenção de âmbito nacional alargada com o exercício de diversas actividades relacionadas com o treino, a formação e a competição.


Em finais dos anos 90, foi fraccionada a prática deste sistema em duas vertentes, uma relacionada com a arte de luta propriamente dita e a outra com o Chi Kung e a sua especialização, o sistema Lohan, que devido à riqueza e profundidade dos seus conteúdos, se tornou um dos mais praticados e requeridos pelos portugueses. Crianças e adultos de ambos os sexos

e todas as idades podem actualmente desfrutar da prática de uma actividade salutar e rica, optimizando os conteúdos às necessidades dos seus objectivos, sejam eles lúdicos, desportivos, terapêuticos ou de outra natureza, pois a diversidade e riqueza da arte oferece uma elasticidade que se adapta facilmente a qualquer pessoa. Hoje, se bem que Vajranara (um dos deuses budistas protectores do templo Shaolín) não apadrinhe nem observe com o seu olhar feroz as academias modernas de Kung Fu, o simbolismo do seu espírito permanece entre todos os entusiastas desta modalidade, inspirando e motivando os seus praticantes na procura da excelência, da elevação espiritual e do auto-conhecimento, através de um caminho abraçado por gerações infindáveis de conhecedores: o caminho do guerreiro.

Previna a anemia



Sem uma análise de sangue é impossível determinar com certeza uma anemia ferropénica. É uma baixa quantidade de hemoglobina no sangue que nos evidenciará o problema, embora seja necessário observar outros parâmetros para ter a certeza, como o nível de ferro no sangue (sideremia), os depósitos de ferro (ferretina), e o tamanho dos eritrócitos (se forem pequenos é mau sinal). Para prevenir a anemia o melhor é uma ingestão adequada de alimentos ricos em ferro. A carne contém ferro facilmente assimilável pelo organismo. O peixe também é rico em ferro, em especial o marisco, enquanto que entre os vegetais se destacam os legumes, os frutos secos e os espinafres.

PEQUENO-ALMOÇO. Pão com presunto ou salmão e sumo de laranja.

MEIO DA MANHÃ. Amêndoas ou nozes e chá de limão.

ALMOÇO. Puré de grão-de-bico com azeite, e sumo de limão e filete de fígado grelhado. Para sobremesa, salada de kiwi e abacaxi.

LANCHE. Sanduíche de anchovas com queijo fresco e um chá.

JANTAR. Acelga com passas e pinhões, mexilhões ao vapor e queijo de

Burgos.

Em caso de anemia ferropénica, há que tomar sais de ferro.

IMPORTANTE: Não te automediques com suplementos de ferro. Deve ser sempre um médico a regular o que tomas e com que frequência.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

5 Milhões de Portugueses tem peso a mais



O mais recente estudo realizado em Portugal sobre a incidência da obesidade revela que mais de metade da população tem excesso de peso, e destes 14,2 por cento são casos de obesidade. Ou seja, no nosso pais existe já mais de um milhão e meio de obesos.

A obesidade, que a Organização Mundial de Saúde considera "a epidemia do século XXI", é uma doença crónica e constitui um dos mais graves problemas de saúde pública que o nosso país enfrenta. Apesar de a incidência ter aumentado para o triplo nos últimos vinte anos, o tratamento da patologia continua a não ser comparticipado, e o SNS só consegue tratar os ca­sos muito graves, a denominada "obesidade mórbida".

Em Portugal, o excesso de peso atinge também crianças e jovens. A prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adoles­cente é de 31 por cento, com 10 por cento de casos de obesidade. Uma realidade preocupante!