sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Café - Cafeína



A cafeína desperta-nos todas as manhãs mas tem outros efeitos positivos.

Facilita a utilização das gorduras como fonte de energia e melhora o rendimento; tam­bém atrasa a fadiga física e men­tal, tem propriedades diuréticas e laxantes, protege o cérebro, diminui as dores musculares e inclusivamente aumenta o desejo sexual.

Além disso, o café é rico em polifenóis que atrasam o envelhecimento e se for tomado sem açúcar não tem calorias.

Por outro lado, não abuses para não sofreres as consequências negativas: nervosismo, insónia, diarreia, sobrecargas musculares, etc.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pressão Arterial



Os medidores de pressão arterial informam sobre a pressão exercida pelo sangue sobre as artérias quando é impelido pelo coração; e a força contrária, a tensão gerada pelas paredes arteriais durante o caminho da volta do sangue.

Mede-se normalmente em milímetros de mercúrio (mmHg) sobre a pressão atmosférica. A forma de medição analógica é a que mais ajuda a compreender o conceito:

• Enchemos o braçal ligado a um manómetro até suprimir temporariamente o fluxo de san­gue na artéria, pelo que deixamos de ouvir o pulso através do estetoscópio.

• Vamos reduzindo gradualmente a pressão até escutarmos o som provocado pelo sangue que começa a deslizar de novo pela artéria. Anotamos o valor indicado pelo manómetro, que corresponde à pressão sistólica do indivíduo, que é a que o sangue exerce sobre as pa­redes arteriais em sístole (quando o coração bate).

• De seguida diminuímos a pressão até que a artéria não se fecha durante a diástole (entre batimentos cardíacos) pelo que o som intermitente desaparece. 0 valor do manóme­tro corresponde à pressão diastólica, que é a exercida pelo sistema vascular periférico sobre o sangue quando o coração se encontra em diástole.

A pressão arterial expressa-se com dois números separados. 0 primeiro corresponde à pres­são sistólica e o segundo à tensão diastólica. Os valores normais situam-se entre 100/60 e 120/80 mm de mercúrio sobre a pressão atmosférica. Se tens valores acima ou abaixo deves consultar o teu médico.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os benefícios do treino regular



Um treino 2x Semana, pretende incentivar as pessoas a treinar. Durante 10 semanas consecutivas, tempo estimado para criar 0 hábito do exercício físico no corpo. Como tal, criam-se mecanismos de compromisso que responsabilizam as pessoas a atingir os seus objectivos pessoais, sejam de emagrecimento, de tonificação, de resistência cardiovascular ou de saúde, ajudando-os a dar o primeiro passo para um estilo de vida mais saudável. E porque é sempre bom relembrar os benefícios de uma prática regular de exercido físico, nunca esqueças estas 10 boas razões para treinar:

1 A prática regular de exercício reduz 25% a 33% o risco de morte e aumenta a esperança de vida após os 80 anos em 1 a 2 anos.

2 Actividade física regular reduz sintomas depressivos e aumenta o bem-estar emocional.

3 Homens activos têm apenas um terço do risco de morte por doença cardíaca.

4 Mulheres que invistam num estilo de vida saudável que inclua a prática de exercício físico gozam de maiores benefícios, incluindo uma significativa redução no risco de um ataque cardíaco total e sistémico.

5 Homens e mulheres com idades superiores a 65 anos e que pratiquem exercício físico têm um menor risco de perder a mobilidade.

6 A quantidade de exercício no homem é proporcional à redução do risco do desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

7 Exercício cardiovascular e de força diminui a perda de cálcio nos ossos em mulheres depois da menopausa.

8 Exercício físico reduz o Cancro na Próstata.

9 É 30% menos provável que homens que praticam exercício regularmente sofram de disfunção eréctil do que homens inactivos.

10 Um ligeiro aumento na actividade física está associado a uma menor probabilidade de obesidade em mais de 50% dos rapazes e quase 40% das raparigas.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Depressão não é tristeza



Cerca de 20% da população mundial já teve uma depressão nervosa pelo menos uma vez. Os principais sintomas desta doença são: tristeza, angústia e/ou sensação de vazio permanentes e diminuição do interesse por actividades que dantes eram encaradas com entusiasmo.

A depressão é uma das doenças mais comuns da era moderna, mas já é conhecida desde a antiguidade. E um problema que acomete homens, mulheres e até crianças. Sentimentos de infelicidade, inutilidade, culpa e vazio são normais e ocorrem em todas as pes­soas após acontecimentos indesejáveis. Geralmente desaparecem algum tempo depois, não devendo ser encarados como depressão. No entanto, deve-se ficar atento quando esses sentimentos se tornam graves e duram várias semanas. Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de de­pressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da incidência em homens. As causas da de­pressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, drogas, e outros factores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença. A depressão, seja ela leve, moderada ou grave, necessita de tratamento médico, geralmente medicamentoso (com antidepressivos), ou recorrendo à psicoterapia, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença.

Deprimido? Ou apenas triste?

É normal sentirmos-nos em em baixo após acontecimentos desagradáveis ou mudanças bruscas de rotina. A tristeza e a melancolia não são necessariamente sintomas de depressão.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Fitness - Dicas



Tonificação – Sem exageros – Modelar a musculatura sem exageros é umas das grandes vantagens da prática de ginástica localizada. Este tipo de modalidade permite tonificar os músculos que deseja mais delineados, como os da barriga, das coxas e dos glúteos. Por outro lado, melhora também a postura, a resistência e a energia.

Febre invalida exercício – Sempre que estiver com febre, lem­bre-se que deve interromper o treino, porque pode agravar o seu estado de saúde. Retome a prática regular de exercício físico apenas quando sen­tir melhoras; mesmo assim, o re­gresso ao seu programa de treino de­ve realizar-se de forma gradual.

Exercício ao frio – Quando praticar exer­cício ao ar livre e a temperatura do ar es­tiver muito baixa, vista várias camadas de roupa, que só deve retirar à medida que for aquecendo. Saiba que o tempo frio po­de provocar a con­tracção das artérias e a baixa temperatura exige mais esforço do coração e dos pul­mões.

Cumpra a digestão – Nunca pratique exercício após as refeições, por­que o organismo não tem capacidade de fornecer sangue para a digestão e para os músculos em simultâneo. Como con­sequência, para além das dores de estômago, po­dem surgir cãibras.

Benefícios do Indoor cycling - Com o tempo frio, aproveite as aulas de indoor cycling, modali­dade campeã na perda de calorias num curto espaço de tempo. Estará também a melhorar a resistência, sem pressionar as articulações.