quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Prevenir as estrias na gravidez



Embora possuindo uma forte componente genética, a melhor forma de evitar as estrias durante a gravidez é não engordar muito (procurando manter o limite dado pelos médicos – entre 9 e 12 quilos) e hidratar bem o corpo.

Deverá sempre usar um creme específico para o seu tipo de pele, que a ajudará a manter a elasticidade necessária nesta fase em que a pele fica sujeita a uma grande tensão. Um bom creme anti-estrias deverá conter:

Agentes altamente hidratantes, como a ureia
Substâncias emolientes: triglicéridos, óleos ricos em ômega 3, amêndoas doces…
Substâncias que remodelam o colágeno e regeneram a pele
Para conseguir bons resultados, deverá aplicar, duas vezes ao dia, uma boa camada de creme nos seios, barriga, nádegas e coxas, massajando bem essas zonas. Este procedimento é feito desde o início da gravidez. Ao massajar os seios nunca aplique creme sobre os mamilos, pois é uma pele que tem necessidade de se manter mais grossa, a fim de não gretar durante a amamentação.

No último trimestre deve ter uma atenção redobrada. Devido ao reposicionamento do bebê, as estrias podem aparecer a qualquer altura. Então, nesta fase, aumente a hidratação para três vezes ao dia.

Nas costas, pernas e braços pode usar o hidratante normal uma vez por dia. Os óleas aplicados a seguir ao banho não substituem os hidratantes, são um complemento, uma vez que apenas ajudam a manter a hidratação.



Faça desporto, a sua saúde agradece!