quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pressão Arterial



Os medidores de pressão arterial informam sobre a pressão exercida pelo sangue sobre as artérias quando é impelido pelo coração; e a força contrária, a tensão gerada pelas paredes arteriais durante o caminho da volta do sangue.

Mede-se normalmente em milímetros de mercúrio (mmHg) sobre a pressão atmosférica. A forma de medição analógica é a que mais ajuda a compreender o conceito:

• Enchemos o braçal ligado a um manómetro até suprimir temporariamente o fluxo de san­gue na artéria, pelo que deixamos de ouvir o pulso através do estetoscópio.

• Vamos reduzindo gradualmente a pressão até escutarmos o som provocado pelo sangue que começa a deslizar de novo pela artéria. Anotamos o valor indicado pelo manómetro, que corresponde à pressão sistólica do indivíduo, que é a que o sangue exerce sobre as pa­redes arteriais em sístole (quando o coração bate).

• De seguida diminuímos a pressão até que a artéria não se fecha durante a diástole (entre batimentos cardíacos) pelo que o som intermitente desaparece. 0 valor do manóme­tro corresponde à pressão diastólica, que é a exercida pelo sistema vascular periférico sobre o sangue quando o coração se encontra em diástole.

A pressão arterial expressa-se com dois números separados. 0 primeiro corresponde à pres­são sistólica e o segundo à tensão diastólica. Os valores normais situam-se entre 100/60 e 120/80 mm de mercúrio sobre a pressão atmosférica. Se tens valores acima ou abaixo deves consultar o teu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário