sábado, 16 de janeiro de 2010

Atletismo – Saúde



Muitas pessoas não fumam, não sofrem de stress e nem querem competir, apenas encontram na corrida uma forma de estarem saudáveis e de se manterem jovens. Quando o nível de forma é baixo, no primeiro dia que corres não aguentas mais de dois minutos pois comete-se o erro comum de começar demasiado forte sem ter condição física apropriada. Com o treino adequado, tudo muda e poderás passar a desfrutar da corrida e a não saber viver sem ela, sentindo-te mais jovem e saudável.

Assim deves treinar
- Quando o nível de forma é baixo e não há nenhuma base, começa a andar durante 40 minutos em dias alternados. Mais tarde aumenta a caminhada até completar uma hora a um bom passo.

- Faz dois dias de ginásio, mais concretamente pesos e trabalho aeróbio, que não coincida com as caminhadas.

- Depois de cada caminhada faz trabalho de recuperação até casa, terminando com uns alongamentos.

- Após alguns meses começa a intercalar nas caminhadas de uma hora um minuto de trote muito suave com cinco minutos a andar. De duas em duas semanas aumenta mais um minuto no trote e diminui outro na caminhada.

- Quando fizeres 30 minutos de corrida continua sem problemas, entras num novo nível de treino, pois já te tornaste corredor. Nessa altura podes correr apenas três vezes por semana, a um ritmo muito suave, até alcançares a meta de uma hora.

- Nessa altura podes incrementar os ritmos de rodagem, mantendo o mesmo nível de esforço. Com isso tornas-te corredor, já que tens uma boa base física, de resistência aeróbica, muscular e orgânica. Todo o processo pode durar cerca de um ano.

- É garantido que qualquer um consegue seguir este exemplo, apenas é necessária paciência, algum tempo disponível e muita prudência, começando com muito cuidado. Há pessoas que conseguem o mesmo em metade do tempo, ou menos, mas há outras que precisam de mais. 0 mais importante é dar o passo e começar.

Sem comentários:

Enviar um comentário