quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

5 Milhões de Portugueses tem peso a mais



O mais recente estudo realizado em Portugal sobre a incidência da obesidade revela que mais de metade da população tem excesso de peso, e destes 14,2 por cento são casos de obesidade. Ou seja, no nosso pais existe já mais de um milhão e meio de obesos.

A obesidade, que a Organização Mundial de Saúde considera "a epidemia do século XXI", é uma doença crónica e constitui um dos mais graves problemas de saúde pública que o nosso país enfrenta. Apesar de a incidência ter aumentado para o triplo nos últimos vinte anos, o tratamento da patologia continua a não ser comparticipado, e o SNS só consegue tratar os ca­sos muito graves, a denominada "obesidade mórbida".

Em Portugal, o excesso de peso atinge também crianças e jovens. A prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adoles­cente é de 31 por cento, com 10 por cento de casos de obesidade. Uma realidade preocupante!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Prevenir as estrias na gravidez



Embora possuindo uma forte componente genética, a melhor forma de evitar as estrias durante a gravidez é não engordar muito (procurando manter o limite dado pelos médicos – entre 9 e 12 quilos) e hidratar bem o corpo.

Deverá sempre usar um creme específico para o seu tipo de pele, que a ajudará a manter a elasticidade necessária nesta fase em que a pele fica sujeita a uma grande tensão. Um bom creme anti-estrias deverá conter:

Agentes altamente hidratantes, como a ureia
Substâncias emolientes: triglicéridos, óleos ricos em ômega 3, amêndoas doces…
Substâncias que remodelam o colágeno e regeneram a pele
Para conseguir bons resultados, deverá aplicar, duas vezes ao dia, uma boa camada de creme nos seios, barriga, nádegas e coxas, massajando bem essas zonas. Este procedimento é feito desde o início da gravidez. Ao massajar os seios nunca aplique creme sobre os mamilos, pois é uma pele que tem necessidade de se manter mais grossa, a fim de não gretar durante a amamentação.

No último trimestre deve ter uma atenção redobrada. Devido ao reposicionamento do bebê, as estrias podem aparecer a qualquer altura. Então, nesta fase, aumente a hidratação para três vezes ao dia.

Nas costas, pernas e braços pode usar o hidratante normal uma vez por dia. Os óleas aplicados a seguir ao banho não substituem os hidratantes, são um complemento, uma vez que apenas ajudam a manter a hidratação.



Faça desporto, a sua saúde agradece!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O perigo da vida sedentária



Não fique parado, pratique desporto

O tecido conjuntivo que forma uma espécie de “traje miofascial” que percorre as nossas cadeias musculares é composto por fibras reticulares, fibras elásticas e fibras de colagénio. Estes são tipos de fibras diferentes mas complementares.

As fibras de colagénio são formadas pela reunião de fibrilhas e são muito resistentes à tracção e praticamente inextensíveis, o que as torna ideais para os tendões e ligamentos.

As fibras elásticas (sendo o constituinte principal a elastina) são muito elásticas e com pouca resistência à tensão.

A função da elastina é a difusão da tensão, conservação da energia, defesa de forças excessivas e recuperação da configuração original. Estes dois tipos de fibras encontram-se a envolver os músculos nessa espécie de “plástico transparente” que é a faseia.

A faseia é um dos componentes principais e mais importantes do sistema músculo-esquelético e como já foi referido, em circunstâncias normais ela deve ser suficientemente flexível para permitir a normal mobilidade entre os diferentes tecidos.

Por vezes, devido a más posturas que se vão repetindo, cirurgias, traumatismos, processos inflamatórios e mesmo o stress, podem-se criar limitações e aderências na faseia e entre esta e os tecidos vizinhos, o que faz com que ela se torne mais rígida e assim crie pressão em algumas áreas, o que vai provocar dor e restrições de movimento.